fbpx
o-que-e-gamificacao

Com a tecnologia em alta, novas soluções foram surgindo. Entre elas, um novo método para treinar e engajar equipes dentro do trabalho. Essa estratégia é a gamificação ou gamification, como também é conhecida.

Mas o que é gamificação? Como ela funciona? Esse é um método que utiliza dinâmicas de jogos para ajudar no aprendizado e a desenvolver habilidades necessárias nas atividades empresariais. Na teoria dos jogos a regra é criar desafios que envolvam o participante na aprendizagem de forma lúdica.

Pode parecer engraçado, mas essa é uma estratégia muito efetiva! A fórmula da tecnologia dos games, somada com objetivos definidos e regras alinhadas, gera o resultado de colaboradores muito mais engajados.

Se você ficou curioso sobre esse método, continue lendo. Vamos explicar o que é gamificação e quais são seus benefícios para a educação corporativa.

O que é gamificação?

Gamificação ou gamification, como também é conhecida, é uma estratégia que foi criada pelo programador Nick Pelling. Ele foi o responsável por criar uma série de jogos que foram aplicados durante um projeto de educação.

A gamificação nada mais é que uma metodologia que usa elementos de jogos para engajar as pessoas e fazerem com que elas atinjam algum objetivo.

Essa é uma ótima estratégia para deixar conteúdos mais acessíveis e deixar os processos de aprendizado mais dinâmicos, isso acontece porque a lógica e metodologia dos jogos é focada em outro propósito, o objetivo de uma atividade a ser desenvolvida dentro da empresa, por exemplo.

Com a gamificação, você pode complementar outro método educativo já utilizado, melhorando ainda mais os resultados. Essa é uma maneira prática e divertida de manter os funcionários motivados a irem atrás do objetivo que foi destinado.

Como a gamificação funciona na educação corporativa?

Usar a gamificação como aliada na educação corporativa, permite o uso de jogos e temas lúdicos, focando sempre no engajamento dos funcionários. A principal ideia é fazer com que todos trabalhem focados no mesmo objetivo ou aprendam coisas novas, de um modo mais dinâmico, resultando na efetividade da aplicação.

Trabalhar com a ideia de recompensas e concorrência, de modo saudável, ajuda no engajamento dos funcionários para que eles realizem suas atividades com mais motivação.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com vendas, você pode estabelecer uma meta de vendas diárias e separar sua equipe em times. O time que atingir primeiro a meta estabelecida ganhará alguma recompensa por isso.

Ou, então, você pode trazer a gamificação como aliada em treinamentos. Por exemplo, desenvolver um sistema de pontos que gera recompensas para aqueles que completarem todos seus treinamentos.

Inclusive, esse é um dos recursos que a APECATUS tem em sua plataforma, a gamificação de treinamentos.

Importância da gamificação na educação corporativa

Incentivar os colaboradores a aprenderem um novo conteúdo ou aproveitarem um novo treinamento pode ser uma tarefa difícil. E isso fica mais evidente com as novas gerações, hoje em dia os funcionários buscam algo além do que receber apenas um certificado.

É então que a gamificação entra em jogo. O que pode ser mais motivador que receber reconhecimento ou recompensas de imediato sobre suas realizações?

Atrelar essa estratégia na aplicação de treinamentos, traz resultados quase que imediatos para sua empresa. Colaboradores desafiados e engajados trabalham muito melhor e alcançam facilmente seus objetivos.

Como aplicar a gamificação?

Agora que você já sabe o que é gamificação, que tal aplicar essa estratégia em sua empresa?

Para isso, defina quais são os objetivos, por exemplo, trazer mais efetividade na aplicação dos treinamentos. Depois pense em jogos que possam ser “atualizados” para treinar as habilidades dos funcionários.

Para facilitar o processo, você pode usar plataformas de ensino que permitem a gamificação de treinamentos. Como por exemplo a APECATUS, que é focada em otimizar o processo de educação corporativa e também potencializa a cultura de aprendizagem, além de permitir a implementação da gamificação em treinamentos.

Benefícios da gamificação na educação corporativa

Vários benefícios acontecem após o uso da gamificação na educação corporativa. Como por exemplo:

Tempo e aprendizados otimizados

Conseguir segurar a atenção para um assunto depois de um longo tempo é algo impossível. Por isso, como garantir que um treinamento longo será efetivo?

Com a gamificação, você poderá fazer atualizações periódicas de conteúdos e se tiver uma plataforma, pode deixar os conteúdos prontos lá para serem acessados várias vezes. Isso gera nos funcionários a absorção contínua dos assuntos, garantindo que a mensagem principal seja entregue e absorvida.

Aprendizado mais rápido

Já foi comprovado que qualquer assunto abordado com o estímulo lúdico, se torna muito mais fácil de ser gravado em nossas mentes. E esse é o objetivo da gamificação.

Com ela, é possível que os funcionários aprendam e gravem as atividades mais rápido, aplicando em sua rotina com mais facilidade e assertividade.

Equipe unida

Conseguir aplicar a estratégia de gamificação, deixará sua equipe naturalmente mais unida, logo, facilitando a entrega dos trabalhos, já que todos estarão alinhados com um único objetivo.

Além disso, todos estarão muito mais motivados, trazendo impactos positivos diretamente na rotina de trabalho.

Esse conteúdo foi útil? Traga o método de gamificação mais próximo de seus colaboradores e aproveite os benefícios que ele irá trazer. Fale conosco e descubra tudo que podemos fazer para tornar seus treinamentos mais eficientes.