fbpx
treinamento e desenvolvimento de pessoas

Vivemos um momento de transformação digital que foi fortemente acelerada pela pandemia de Covid-19. Com isso, é fundamental reavaliar o papel dos gestores no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers realizada no final de 2018, as três principais a ameaças que as empresas enfrentam são: excesso de regulamentação, incerteza política e disponibilidade de habilidades essenciais. Ou seja, para muitos líderes globais, a preocupação com as lacunas de habilidades supera outras questões que tradicionalmente demandam atenção – como conflitos comerciais, ameaças cibernéticas, incertezas geopolíticas.

Em meio a um movimento de transformação digital, os executivos estão preocupados em como construir uma força de trabalho ágil que está constantemente desenvolvendo novas habilidades para que possam responder às mudanças nas tecnologias e na dinâmica dos negócios.

Uma nova pesquisa da Degreed e da Harvard Business Publishing Corporate Learning deixa evidente como é necessário implementar uma mudança no nível gerencial. Apenas 40% dos trabalhadores concordaram que seu gerente os ajuda a entender quais habilidades precisam para progredir em suas carreiras. Mais de 1 em 5 (22%) trabalhadores disseram que seus gerentes não incentivam ou possibilitam o aprendizado de forma alguma, e apenas 17% disseram que seus gerentes ajudam a criar um plano ou definir metas para o desenvolvimento de habilidades.

Esses números são sombrios, mas não surpreendentes. Enquanto as empresas falam cada vez mais sobre a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas, muitas simplesmente não sabem que ações tomar. Com as mudanças no local de trabalho acontecendo tão rapidamente, os gerentes não podem mais se concentrar em estratégias ultrapassadas.

O compromisso com o aprendizado precisa começar no topo, com a liderança do alto escalão comunicando uma visão e missão para o desenvolvimento de habilidades. É por isso que os gerentes são realmente a base de uma cultura de aprendizagem de sucesso.

Mas qual deve ser o papel dos gestores no treinamento e desenvolvimento de pessoas? Confira a seguir!

Papel dos gestores no treinamento e desenvolvimento de pessoas

treinamento e desenvolvimento de pessoas

Criação de planos de aprendizagem

O primeiro passo para gerar mudanças no treinamento e desenvolvimento de pessoas é fazer reuniões individuais com os funcionários para discutir planos para aumentar as habilidades e requalificar. Pode ser útil se concentrar nos tipos de habilidades que a empresa está procurando e nas habilidades que os funcionários estão mais interessados em desenvolver. Em seguida, permita que esses planos se concretizem.

Planeje ativamente que seus funcionários gastem uma quantidade dedicada de seu tempo no desenvolvimento de habilidades ou nos cursos (e torne esse número concreto). Verifique frequentemente para ver como seus esforços estão progredindo.

Na pesquisa Degreed-Harvard, menos de 40% dos trabalhadores disseram que seus gerentes atualmente verificam suas iniciativas de desenvolvimento ou oferecem feedback regularmente. Porém, ao permanecer envolvidos no progresso dos funcionários, os gerentes enviam a mensagem de que a organização valoriza seu desenvolvimento, reforçando o relacionamento de longo prazo entre a empresa e o funcionário.

Liberdade para que os funcionários escolham o que e como aprender

Inclua na sua cultura um espaço para aprendizagem. E quando falamos de espaço, nos referimos principalmente da variável tempo. O funcionário não pode sentir medo de usar uma parcela do seu tempo de trabalho para desenvolver algum conhecimento ou habilidade.

Embora os gerentes devam focar na construção de culturas que apoiem o aprendizado de seus funcionários, eles também devem dar liberdade para que os profissionais decidam como preferem obter o conhecimento necessário.

As pessoas ficam mais motivadas a passar o tempo aprendendo quando estão buscando habilidades pelas quais são apaixonadas. E cada profissional é um aprendiz único. Com todo o conteúdo disponível, de vídeos a artigos e podcasts, as pessoas gravitam em torno do que funciona melhor para elas.

Uma ótima estratégia para lidar com isso é usar uma plataforma LMS que permite que os funcionários tenham acesso às lições em seus dispositivos móveis. Dessa forma, eles têm acesso a vários treinamentos diferentes (e em diversos formatos) que podem ser acessados quando for mais conveniente.

Modelo de comportamento de aprendizagem

Por fim, os gerentes devem dar bons exemplos, engajando-se eles próprios em atividades de aprendizagem. Um método para compartilhar conhecimento com sua equipe pode ser a criação de uma lista de recomendações ou canal com livros ou artigos que foram úteis para você na construção de novas habilidades.

Para incentivar esse trabalho, os executivos podem agregar aprendizado às métricas que usam para julgar os gerentes – como o número de funcionários que desenvolvem novas habilidades com sucesso.

Estamos entrando em um novo paradigma quando se trata das habilidades necessárias para ter sucesso no futuro do trabalho. Para competir na economia global, as empresas precisam de experiência não apenas em colocar novas ferramentas em uso, mas também nas habilidades exclusivamente humanas que a tecnologia atualmente não pode fornecer – coisas como empatia, criatividade e relacionamentos.

Você já conhecia o novo papel dos gestores no treinamento e desenvolvimento de pessoas? Quer levar a tecnologia para a sua empresa? Então conheça a APECATUS!