fbpx
reduzir os custos de treinamento

Toda organização busca tornar suas equipes cada vez mais eficazes, certo? É por isso que elas se esforçam para contratar os melhores talentos e treinam seus funcionários para obter melhor desempenho. Entretanto, as despesas com treinamentos e capacitações podem se tornar um problema no orçamento – e reduzir os custos de treinamento é uma forma de lidar com isso.

Vivemos em um momento de transformação digital repleto de mudanças. Por isso, as empresas estão evoluindo constantemente – e as pessoas precisam acompanhar as novas tendências. Dito isto, os funcionários precisam ter oportunidades de expandir seus conhecimentos e habilidades para fazer seu trabalho melhor.

Neste contexto, torna-se cada vez mais evidente a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades pelas pessoas que trabalham na organização. Porém, com uma maior necessidade de treinamentos, também aumentam os custos. É preciso buscar formas de fechar esse cálculo para caber no orçamento.

Mas o treinamento não precisa ser tão caro, e a qualidade não precisa sofrer se você o fizer corretamente. Para reduzir os custos de treinamento de pessoas, acompanhe as dicas que veremos ao longo deste artigo.

Como reduzir os custos de treinamento?

1. Invista no conceito de eLearning

Estamos em 2020. Você realmente acha que deveria organizar uma sala de aula com lanches e tentar atrair a atenção de seus funcionários no quadro-negro enquanto alguém está falando? Essa é uma realidade que já ficou no passado. Hoje, todos estão acostumados ao eLearning e você deve usá-lo para melhorar a eficiência e reduzir os custos.

Estamos falando sobre a utilização dos canais digitais para transmitir conhecimentos para as pessoas da organização. Isso pode incluir diversas táticas diferentes – desde a criação de uma página interna apenas para compartilhar informações (como artigos e manuais) até um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que facilita a organização de programas de treinamento.

2. Escolha um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS)

Um LMS, ou um Learning Management System, é um sistema que presta suporte ao processo de aprendizagem. O principal propósito dessa solução é rastrear, hospedar e gerir treinamentos de pessoas.

O LMS permite que uma organização gerencie currículos, forneça e gerencie avaliações e acompanhe o desempenho dos alunos ao longo do tempo. Outro recurso importante de um LMS é a capacidade de fornecer relatórios detalhados sobre o desempenho do aluno e o desempenho de seus programas de aprendizado.

Essas plataformas possuem algumas características que, além de replicar o ambiente de aprendizagem ideal, oferecem vantagens tanto para os alunos quanto para os responsáveis pelo conteúdo.

Ao usar uma plataforma LMS, os alunos têm programação flexível, o que significa que eles podem acessar todo o conteúdo disponível sempre que puderem e desejarem. Além disso, nem professores nem alunos precisam ir a qualquer lugar para que a transmissão do conhecimento ocorra. Tudo é feito online, usando os recursos da própria ferramenta.

Ao analisarmos o aspecto financeiro, a modernização da capacitação também contribui para reduzir custos de treinamento. As aulas que estarão disponíveis online exigem menos recursos financeiros para serem desenvolvidas e toda a organização de um programa de treinamento é simplificada – o que torna a capacitação dos colaboradores mais barata para a organização.

3. Monitore os resultados

Uma outra forma de reduzir os custos de treinamento é garantir que os programas de capacitação sejam realmente eficientes e gerem os resultados esperados. Portanto, se você decidiu usar um LMS, pode monitorar a eficiência dos treinamentos.

Veja algumas das informações importantes de acompanhar:

  • Tempo necessário para concluir o curso

  • Número de tentativas realizadas para passar na avaliação

  • Pontuações obtidas

  • Desempenho após o treinamento

  • Retorno sobre o investimento (ROI)

4. Reduza, reutilize e recicle

Você já deve ter visto esses conceitos usados por ativistas ambientais. Mas como isso se aplica ao aprendizado?

Reduzir, reutilizar e reciclar são formas eficazes de reduzir os custos de treinamento. Veja como isso acontece:

  • Reduza a quantidade de material de aprendizagem. Todos os anos, você deve revisar o conteúdo e ver o que realmente não é mais necessário ou interessante. Mais materiais não significa melhor aprendizado. Pelo contrário: sobrecarregar os funcionários com material de aprendizagem cria muito estresse e reduz a eficácia.

  • Reutilize o conteúdo de aprendizado. Com o uso de um LMS, você pode reutilizar os conteúdos de aprendizado sempre que for necessário – permitindo a troca de materiais entre filiais da empresa ou até mesmo com outras organizações parceiras.

  • Recicle os materiais. Talvez um determinado curso não tenha tido um bom desempenho e não tenha envolvido os alunos. Mas todo o material deve ser descartado? Talvez você possa reutilizar partes dele, reorganizar, reescrever as partes que não apresentam bom desempenho, mas manter as partes boas. Misture-os com o novo conteúdo para reduzir os custos de criação.

Você gostou das dicas para reduzir os custos de treinamento na sua organização? Quer conhecer melhor as funcionalidades de uma plataforma LMS? Então visite o site da APECATUS.