fbpx

Vivemos momentos desafiadores por conta do novo coronavírus. Mas é fundamental manter a serenidade e vislumbrar o futuro que ainda há pela frente quando superarmos a pandemia.

Para refletir sobre essa realidade, trouxemos um pequeno texto de José Luís Dresch Cardoso – Administrador e Professor-tutor:

Faça agora o que você puder, há tempo!

Em tempos de pandemia, “a vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa…”, como escreveu Mário Quintana no seu poema chamado O Tempo. Difícil definir este momento, dentre muitos que vivi em pouco mais de 50 anos! Por outra, se comparado aos lapsos de tempo de alguns fatos históricos, 50, 60 anos, passam num piscar de olhos.

Um dos maiores conflitos da Idade Média foi a Guerra dos Cem Anos. Inspirou uma peça de Shakespeare, onde 9 mil soldados do rei inglês Henrique V – o qual deu nome à peça – conseguiram derrotar 25 mil cavaleiros franceses. Em outro episódio, nesta mesma guerra, quando ocorreu a virada em favor dos franceses, Joana D’Arc, uma camponesa transformada em grande guerreira, colocou o seu nome na história.

Quais são os aprendizados deste e de outros períodos? Podemos dizer que a imprevisibilidade faz parte da vida, e que ela pode ser fatal. Que é importante estar preparado para os dias difíceis, e, que os dias difíceis podem demorar a passar. Que é na dificuldade que se sobressaem os verdadeiros líderes. Que sempre é possível fazer mais com menos. Que o dinheiro nem sempre consegue resolver tudo. Que o poder em mãos erradas é capaz de dizimar vidas. Que o conhecimento salva!

Então, se me perguntarem o que recomendo para o momento atual, eu sugiro uma reavaliação do propósito profissional e de vida. Tenho repetido muito a expressão “faça agora o que você puder”, pois muitas pessoas parecem não estar sabendo como utilizar o seu tempo de forma produtiva. E, se neste momento não é possível fazer o mesmo que se fazia antes, então isso não faz mais sentido. Busque outra solução! Sabe como? Se a resposta for sim, vá em frente. Se a resposta for não, faça como você fez quando tinha 7, 14, 21 anos. Se não fez, então o seu bilhete está premiado, a sorte está sorrindo para você. A hora é agora! Estude, desafie-se!

Se já está estudando, tente colocar algo em prática, suba o sarrafo. Empreenda, mesmo que seja de forma voluntária. Se não puder praticar agora, planeje o seu novo futuro! Este é um exercício fantástico!

Neste momento, a sua solução não está lá fora, está dentro de você. Se isto faz sentido, então tome uma atitude e seja protagonista de sua história! Quando você “virar esta chave” perceberá o tempo passar de forma diferente! Parafraseando outro trecho do mesmo poema “…quando se vê, passaram 60 anos…tarde demais para ser reprovado…”. Vá em frente, (re) comece agora!

Está pronto para encarar esse desafio?

Você está pronto para se desafiar e buscar soluções para se tornar protagonista da sua história? Não é preciso realizar grandes atos de uma hora para outra. São nos pequenos passos que você conseguirá sair desse momento de crise ainda mais forte.

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a colocar tudo isso em prática:

  • Mantenha os contatos importantes. Se você costuma se reunir pessoalmente com colegas e amigos para trocas de experiências e conhecimentos, siga seus planos, mesmo com o distanciamento social. Um encontro virtual para tomar um café por meio de bate-papo por vídeo mantém suas conexões bem-sucedidas. Prepare um copo e conecte-se digitalmente!

  • Use tempo extra para desenvolvimento e bem-estar. Mesmo que você continue trabalhando normalmente em home office, diversas de suas outras atividades diárias podem estar suspensas por um tempo. Aproveite este tempo extra para desenvolver hobbies e novas habilidades. Essa é uma ótima forma de passar o tempo e forma divertida e produtiva.

  • Colabore e se comunique. Trabalhar remotamente pode dificultar a conexão com os colegas, portanto, faça questão de se comunicar proativamente. Se sua equipe usa uma plataforma online para comunicação em tempo real, como mensagens instantâneas, verifique se você é responsivo e mantenha conversas importantes fluindo. Confie em vídeo e voz – ligações telefônicas por e-mail, videoconferências por teleconferência – para reforçar as conexões interpessoais.

  • Faça o trabalho remoto funcionar para você. Se trabalhar remotamente é novidade para você, concentre-se em maneiras de manter sua produtividade e trabalho em equipe. Incline-se para mais comunicação para manter todos informados.

  • Substitua treinamentos ao vivo por webinars. Quando eventos pessoais de desenvolvimento profissional são cancelados, procure opções online. Muitas organizações oferecem webinars ou sessões pré-gravadas on-line – e diversas delas estão sendo oferecidas de forma gratuita ou com ótimos descontos.

  • Explore a tecnologia. A transformação digital foi fortemente impulsionada pela crise causada pelo COVID-19. Home office, reuniões virtuais, ferramentas de automação e treinamentos online se tornaram uma necessidade para muitas organizações espalhadas pelo Brasil. E a tendência é que a importância da tecnologia siga crescendo nos próximos anos. Portanto, esse pode ser um ótimo momento para explorar todo o potencial das ferramentas digitais!

O que você está fazendo com o seu tempo durante este momento de quarentena? Está preparado para entrar de cabeça no mundo digital? A APECATUS é uma plataforma digital de educação corporativa que pode ajudá-lo a modernizar o ensino na sua organização.