fbpx

A educação continuada – ou lifelong learning – é um conceito que ganha cada vez mais importância nas organizações brasileiras. Trata-se de uma ideia de aprendizagem contínua que prega a constante atualização dos profissionais para que eles consigam evoluir e acompanhar as necessidades da sua empresa.

Hoje em dia, com o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico que promove a transformação digital, a ideia de que os funcionários podem parar de aprender e desenvolver novas habilidades parece cada vez mais antiquada – além de ser perigosa tanto para a carreira dos profissionais quanto para a sua empresa.

A educação continuada surge para resolver esse problema. Neste artigo veremos 5 razões para investir nessa tendência.

O que é educação continuada?

Em nosso ambiente econômico altamente competitivo e em rápida mudança, a educação continuada está se tornando cada vez mais importante para empresas e funcionários. Embora a educação continuada seja multifacetada, nos seus termos mais simples, pode ser considerada como a formação contínua dos colaboradores.

Quando as empresas entram em novos mercados, mudam estratégias e adotam novos modelos de negócios, a educação continuada desempenha um papel fundamental em ajudar os funcionários a desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários. Embora esse processo represente um investimento financeiro, os benefícios em longo prazo para empresas e indivíduos superam em muito os custos envolvidos.

A educação continuada está em constante evolução e pode assumir muitas formas diferentes – variando entre programas de treinamento presenciais, cursos online e módulos de treinamento personalizados que atendem às necessidades específicas das organizações e de seus funcionários.

5 motivos para investir em educação continuada

Por que sua empresa deve investir em educação continuada?

Uma pergunta melhor seria: por que não deveria? A educação continuada tem muitos benefícios tangíveis relacionados à satisfação dos funcionários (e, portanto, à retenção) e à produtividade (e, portanto, à sua lucratividade). Veja algumas das principais razões para investir em educação continuada:

1. Melhoria das habilidades dos funcionários

Mesmo dentro da mesma função de trabalho, habilidades que eram mais do que adequadas há dez anos podem ser insuficientes hoje. Com o advento da Indústria 4.0, as máquinas conseguem operar funções que eram de responsabilidade dos funcionários. E esses profissionais precisam desenvolver novas habilidades para continuarem contribuindo com a organização.

Em uma economia global em rápida mutação, os funcionários que não desenvolvem e enriquecem constantemente suas habilidades podem facilmente ficar para trás – e o mesmo vale para as empresas que os empregam.

A educação continuada permite que você faça a transição suave para novas tecnologias e cria as condições para uma adaptação às mudanças do mercado.

2. Avanço na carreira

Atualizar seus funcionários sobre as tendências atuais que afetam o cargo ocupado atualmente não é suficiente. Você também precisa prepará-los para funções mais altas e que exigem mais responsabilidades dentro do fluxo de processos corporativos.

A educação continuada é um exercício constante de aprendizado. Isso significa que você pode orientar os funcionários desde as posições iniciais até que eles ocupem cargos gerenciais.

3. Retenção de empregados

A retenção de funcionários está correlacionada com oportunidades de progresso na carreira. Você não pode esperar que os funcionários sejam leais à sua empresa se sentirem que o esforço deles não está sendo reconhecido.

Um programa baseado na educação continuada, especialmente um que faz parte de um caminho de progresso de carreira compreensível, envia aos funcionários o sinal de que sua empresa não os vê como engrenagens substituíveis e está preparada para investir em seu desenvolvimento profissional.

Na verdade, ao investir na educação continuada, você não apenas reterá funcionários, mas atrairá o tipo certo de novos talentos. E são essas pessoas que contribuirão para promover o crescimento da empresa.

4. Construção de líderes

Além de oferecer oportunidades de avanço na carreira para seus funcionários regulares, você também precisa cultivar seus futuros líderes, pessoas que podem inspirar e engajar suas equipes, e que um dia poderão criar seus novos executivos.

O treinamento de habilidades de liderança (como parte de um currículo de educação continuada) ajudará você a identificar líderes em potencial e acompanhar seu progresso antes que eles tenham a chance de liderar alguém.

5. Engajamento dos funcionários

Permitir que os funcionários aprendam novas habilidades e lidem com novas responsabilidades pode ajudar a cultivar um senso compartilhado de propósito entre seus funcionários. Eles têm a oportunidade de visualizar diferentes aspectos e etapas do ciclo de trabalho da empresa.

Essa exposição ajuda a manter as mentes dos funcionários frescas e dá a elas uma chance de experimentar outras funções que eles considerem mais adequadas para eles. Esta é uma maneira barata e eficaz de manter a equipe feliz e aumentar o engajamento dos funcionários.

Como colocar em prática a educação continuada?

Há uma década, colocar em prática a educação continuada poderia ser bastante caro e demorado. Hoje, a realidade é bem diferente. Tudo que você precisa para criar, implantar e executar seu programa de educação continuada é uma plataforma LMS eficiente.

A APECATUS é uma plataforma digital de educação corporativa, hospedada em nuvem, e desenhada para otimizar a gestão estratégica de pessoas no seu ecossistema e para desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua. Todos os recursos que você necessita para desenvolver as pessoas da sua empresa podem ser encontrados em uma única plataforma.

Você já conhecia essas razões para investir na educação continuada? Gostaria de conhecer melhor os recursos da APECATUS? Então visite a nossa página!