fbpx
indicadores de treinamento

Como você mede a eficácia de um programa de treinamento? Claro, as avaliações dos alunos são uma maneira de fazê-lo. Mas você precisa de informações mais precisas. E os indicadores de treinamento são uma ótima forma de ampliar a sua visão sobre os resultados conquistados com treinamento e desenvolvimento.

De que outra forma você saberia se o plano de treinamento que você cuidadosamente projetou e implementou está realmente mostrando resultados? Indicadores são um padrão de medida usado para avaliar o desempenho dos alunos com base no que eles aprenderam e na capacidade de aplicar suas novas habilidades.

É importante que um empregador saiba como o funcionário percebe o treinamento e se realmente está ajudando-o a melhorar suas habilidades e conhecimentos. Com base nessas informações, você pode fazer modificações pontuais para melhorar os programas de treinamento.

A seguir, veremos 6 indicadores de treinamento que você precisa acompanhar para monitorar a eficácia das capacitações na sua organização. Confira.

6 indicadores de treinamento para monitorar

indicadores de treinamento

1. Tempo necessário para concluir o curso

Se a sua organização promove treinamentos online, podemos considerar que os alunos podem fazer os cursos no seu próprio ritmo. Eles podem percorrer os módulos quando quiserem. Mas a verdade é que precisamos qualificar as pessoas dentro de prazos determinados – seja antes de um produto ser lançado, antes de uma filiar ser inaugurada ou antes da produção ser iniciada.

Com a liberdade proporcionada com treinamentos online, você pode identificar o tempo que os alunos levam para concluir o programa de treinamento. Com uma boa análise, você pode até descobrir em qual módulo eles passaram a maior parte do tempo e analisar a causa.

Esses dados permitem compreender melhor quais são os assuntos considerados mais difíceis de compreender – dando uma atenção maior para facilitar o entendimento. Da mesma forma, você também pode identificar com facilidade quais alunos estão mais engajados em concluir os cursos com rapidez.

2. Número de tentativas realizadas para passar na avaliação

Testes e avaliações são outra maneira de rastrear os indicadores de treinamento. E você pode facilmente monitorar o número de tentativas feitas por cada aluno para passar no teste.

Se um funcionário passa na avaliação em uma tentativa, isso significa que ele entendeu completamente os conceitos. Porém, se for necessário mais de três tentativas para passar no teste, será necessário intervir para compreender o que está acontecendo.

Analisar o número de tentativas também fornece uma ideia da eficácia do módulo de treinamento que você criou. Se a maioria dos alunos não conseguir passar no teste, é possível que os cursos não tenham sido projetados de maneira compreensível. Nesse caso, você provavelmente teria que trabalhar para simplificar ou modificar o conteúdo do curso.

3. Pontuações obtidas

Além da facilidade em passar nas avaliações, outro dos indicadores de treinamento que você pode monitorar é a evolução das pontuações obtidas. Afinal, fazer um teste cinco vezes e tirar a nota máxima na sexta tentativa não é considerado uma conquista.

O ideal é conseguir analisar a pontuação obtida em cada uma das tentativas. Além disso, você também pode monitorar o desempenho médio dos alunos. Além de fornecer informações úteis sobre a qualidade do treinamento, você ainda pode solicitar que as pessoas que obtiverem pontuação inferior a uma porcentagem mínima participem do curso novamente ou recebam mais assistência na compreensão do material didático.

Assim, as pontuações da avaliação dão uma ideia de quão efetivamente os funcionários assimilaram as informações e compreenderam os conceitos explicados no módulo do curso.

4. Desempenho após o treinamento

Para as empresas, é fundamental conseguir identificar se os funcionários estão utilizando as habilidades e lições aprendidas durante a sessão de treinamento. Para isso, é importante realizar uma avaliação após a conclusão do programa de treinamento.

Porém, isso não deve ser feito imediatamente. Defina um prazo entre 30 e 60 dias depois da conclusão do curso. Esse prazo dará a eles tempo suficiente para testar seus conhecimentos e aplicar as técnicas aprendidas no programa de treinamento.

5. Retorno sobre o investimento (ROI)

Após investir na capacitação de pessoas, é necessário acompanhar os retornos obtidos. O retorno sobre o investimento (ROI) é um dos principais indicadores de treinamento, pois faz uma relação entre as despesas e o retorno alcançado.

Quando você avalia o retorno do investimento e acha razoável, pode manter ou aumentar o orçamento alocado para o treinamento. Mas, se parecer que os funcionários não conseguem fornecer resultados suficientes e não estão gerando os resultados esperados, você teria que revisar seu plano de treinamento. Portanto, o ROI é um meio eficaz de avaliar a eficiência do seu programa de treinamento.

Um aumento no ROI provará que o treinamento foi bem-sucedido, enquanto uma diminuição significaria que você precisa melhorar seu plano de treinamento.

6. Comentários e avaliações dos alunos

Por fim, é importante considerar o que os alunos têm a dizer sobre os seus programas de treinamento. Você pode incluir um espaço para uma avaliação e comentários sobre a capacitação. Dessa forma, você obtém um feedback valioso sobre a qualidade dos treinamentos e encontra pontos que podem ser melhorados no futuro.

Como monitorar os indicadores de treinamento?

Acabamos de abordar os principais indicadores de treinamento que você deve monitorar. Mas como você pode garantir o monitoramento de todas essas informações?

Até alguns anos atrás, essa era uma tarefa bastante complicada para os gestores. Porém, a evolução da tecnologia facilitou esse processo.

Com uma boa plataforma LMS você tem todos os recursos necessários para organizar seus programas de treinamento e tem acesso às informações sobre a performance de cada um dos alunos cadastrados. Ou seja, todos esses dados ficam centralizados em uma única plataforma e podem ser acessados facilmente para avaliar a eficiência dos seus programas de treinamento.

Você já monitora esses indicadores de treinamento? Quer compreender como uma plataforma LMS pode facilitar esse processo? Então visite o site da APECATUS e conheça as funcionalidades da nossa plataforma.