fbpx
home office APECATUS

Atualmente o mundo está passando por um momento bastante delicado por conta do novo coronavírus. Como consequência dessa pandemia, muitas empresas tiveram que mudar seus modelos de negócio – migrando para o home office. E com a APECATUS não foi diferente!

Depois de 50 dias de home office, ficamos muito felizes com o desempenho de toda a equipe. O trabalho em equipe, a linha de produção e o suporte aos usuários não foram afetados, muito pelo contrário, descobrimos que funciona muito bem. E, devido a situação econômica particular, local e global, que afeta a todos e cada um de nós, decidimos fechar o nosso escritório físico e passaremos a atuar com Escritório Virtual em caráter definitivo.

A decisão para migrarmos definitivamente para o home office foi tomada no dia 27 de abril. A partir disso, nos preparamos e comunicamos no dia 6 de maio para a equipe interna e no dia 7 de maio para clientes e fornecedores. Neste momento já iniciamos o desmonte do escritório físico, com entrega em 15 de maio. Afinal, o mundo cobra ações e decisões rápidas!

Com os cenários do COVID-19, experimentamos, aprendemos e confirmamos que é possível trabalhar desta forma. E esta decisão está alinhada com os processos de Transformação Digital que estão ocorrendo em todas as áreas do globo.

Por que a APECATUS está migrando para o home office?

home office APECATUS

Por conta do novo coronavírus, muitos desafios estão surgindo para todas organizações – independentemente do porte ou ramo de atuação. Porém, saber como contornar essas dificuldades é o primeiro passo para minimizar os impactos negativos e aproveitar as oportunidades que podem surgir.

Uma das primeiras ações adotadas pela APECATUS foi implementar o isolamento social e migrar para o home office. E descobrimos que experiência apresenta diversos benefícios:

1. Redução no tempo de deslocamento

O deslocamento não é apenas estressante e desagradável, mas também consome um tempo precioso que poderia ser gasto em atividades mais produtivas. Ao atuar em home office, toda a equipe pode otimizar o uso do seu tempo – tanto para fins profissionais quanto pessoais.

2. Mais produtividade

Um dos principais receios dos gestores em relação ao home office é uma possível perda de produtividade pela necessidade de que nem todos sabem trabalhar sozinhos e de forma remota. Porém, a prática nos mostra que esse receio não condiz com a realidade: grande parte dos profissionais conseguem aumentar a sua produtividade quando trabalham em um ambiente em que se sentem mais confortáveis e flexíveis.

Na APECATUS adotamos um horário de trabalho quando é preciso executar trabalho em equipe ou atendimento a cliente. Em outros momentos, é possível aplicar a flexibilidade do horário de trabalho. No fim das contas, o que buscamos é comprometimento e resultados.

3. Redução de custos

Quando os profissionais trabalham em casa, torna-se possível gastar menos dinheiro em espaço de escritório, tecnologia e suprimentos. Somando todos esses custos que são eliminados (ou, pelo menos, reduzidos drasticamente), as empresas podem economizar enormemente e aplicar em outros items mais importantes ou essenciais para a operação e mesmo para a equipe.

4. Aumento da satisfação dos profissionais

Precisamos compreender que o mundo está mudando em um ritmo muito acelerado. O modelo formal de trabalho está ficando para trás – e os profissionais desejam trabalhar em empresas que estão acompanhando as novas tendências.

Se é possível trabalhar normalmente (ou com uma eficiência ainda maior) sem sair de casa, por que não adotar o home office? Os profissionais geralmente são mais felizes quando trabalham em casa, pois ganham mais liberdade, flexibilidade, conforto e ficam mais próximos de suas famílias.

Além disso, como o home office é visto como um atrativo, os profissionais que podem trabalhar dessa forma têm menos probabilidade de partir para uma empresa que não oferece essa flexibilidade. Enquanto isso, ótimos talentos, de qualquer local do planeta, podem ser atraídos por essa mentalidade moderna.

5. Sustentabilidade

Não é apenas a APECATUS que sai ganhando com as operações em home office. Trata-se de uma medida sustentável que causa um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade!

Superando os principais desafios do home office

É claro que o home office não possui apenas pontos positivos. Mas os principais desafios dessa modalidade de trabalho podem ser superados em conjunto – construindo as condições ideais para um trabalho fantástico em longo prazo.

Confira como a APECATUS está lidando com os pequenos desafios na implementação do home office:

  • Mudança de mindset. No início, trabalhar em casa pode causar estranheza para alguns profissionais. Porém, com o passar das semanas é possível mudar o mindset de toda a organização – deixando todos engajados mesmo que estejam distantes fisicamente.

  • Calor humano. Um dos pontos mais importantes do trabalho presencial é o contato humano entre todos – seja no momento de tomar um cafezinho ou em um happy hour. Porém, os gestores também podem levar isso para o home office com reuniões mais descontraídas e dinâmicas à distância.

  • Reuniões complexas. Hoje em dia temos acesso a ótimas ferramentas que facilitam o trabalho remoto – que incluem bate-papo, videoconferências e aplicativos de colaboração. Porém, as reuniões mais longas e complexas podem se tornar mais cansativas. Felizmente, existem os co-working – espaços que podem ser usados sob demanda – e outras formas de reuniões presenciais serão formatas a medida que aprendemos qual deverá a ser a periodicidade e necessidade.

Ainda vão surgir desafios que teremos que superar ou encontrar soluções, mas o mundo líquido exige de nós esta fluidez e flexibilidade. As ondas de mudança estão cada vez mais curtas. E ainda não sabemos como o mundo vai se comportar pós COVID-19. Por isto estamos preparados para mudar sempre que for necessário e de forma sustentável para todos!

O futuro é digital!

O movimento de migrar as atividades para o home office é apenas um dos impactos da transformação digital sobre as empresas brasileiras. Afinal, não podemos negar: o futuro é digital.

São inúmeras as ferramentas digitais e estratégias que podem ser adotadas para otimizar as atividades de toda a estrutura organizacional e permitir a execução de rotinas mais sustentáveis – seja para automatizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade ou organizar programas de treinamento à distância.

Como consequência da pandemia do novo coronavírus, as organizações precisaram buscar as tendências digitais e reformular seus processos. Além do trabalho remoto, outra atividade que ganhou força foi o ensino a distância – com o uso de plataformas para facilitar a transmissão de informações.

Como a APECATUS pode contribuir neste momento de transformação digital?

Da mesma forma como buscamos parceiros com soluções digitais para superar esse momento de crise, a APECATUS também está à disposição para auxiliar outras organizações!

Em um momento de distanciamento social e incorporação de tecnologias aos modelos de negócio, a APECATUS pode contribuir com uma plataforma completa de aprendizado digital. Trata-se de uma forma eficiente de promover treinamentos e capacitações à distância – com muitas facilidades para alunos, instrutores e gestores.

Quer conhecer melhor a solução da APECATUS? Então visite nossa página ou entre em contato com a nossa equipe!