A educação permaneceu praticamente a mesma por centenas de anos. Mas a tecnologia está mudando isso. Rapidamente. E é exatamente dessa combinação entre educação e tecnologia que surgiu o termo Edtech – uma forte tendência que revoluciona a transmissão de conhecimento.
As pessoas estão cada vez mais conectadas. É possível consumir uma infinidade de conteúdos sem precisar sair de casa – como filmes, e-books, podcasts, entre outros. E por que não usar essas mesmas tecnologias para facilitar o acesso ao conhecimento?
Edtech é um novo conceito no setor educacional que pode trazer vários benefícios para alunos, professores e organizações que buscam promover a educação de pessoas. Entenda mais sobre o assunto ao longo deste artigo.
Edtech (Education Technology) é um termo que se refere ao uso de processos e recursos tecnológicos para melhorar a educação. É uma tecnologia em formas de produtos, aplicativos e ferramentas para aprimorar o aprendizado e a pedagogia, para todos os envolvidos na jornada educacional do aluno.
Com o uso da tecnologia, torna-se possível criar uma experiência de aprendizado mais envolvente, inclusiva e individualizada. Afinal, o processo de aprendizado pode ir muito além de salas de aula e pode contar com plataformas digitais que criam uma experiência mais positiva para o aluno.
O potencial de aprendizado individualizado e escalonável tem desempenhado um papel importante na ascensão da Edtech. A maneira como aprendemos, como interagimos com colegas e professores e nosso entusiasmo geral pelas mesmas matérias não é uma situação única. Todo mundo aprende no seu próprio ritmo e no seu próprio estilo. As ferramentas da Edtech facilitam para os professores a criação de planos de aula e experiências de aprendizado individualizados que promovam um senso de inclusão e aumentem os recursos de aprendizado de todos os alunos – independentemente de sua idade ou capacidade de aprendizado.
A EdTech é mais do que apenas mudar o material educacional dos livros para o formato digital. De fato, está aprimorando o sistema educacional antigo, melhorando a pedagogia e o processo de aprendizagem. E isso é fundamental para preparar as pessoas para encarar os desafios que surgem com a transformação digital.
O conceito de adquirir conhecimento na escola e aplicá-lo no local de trabalho parece obsoleto. Afinal, o aprendizado não é algo a ser deixado para trás após a conclusão da escola ou faculdade, mas é um processo ao longo da vida. De fato, neste mundo competitivo em rápida mudança, independentemente da idade, torna-se imperativo continuar atualizando seus conjuntos de habilidades.
E a Edtech está possibilitando esse conceito de aprendizado contínuo. Seja atualizando conhecimentos e habilidades para melhor empregabilidade, aprendizado casual para hobbies e interesses pessoais ou até mesmo requalificação para uma mudança de carreira, a Edtech está à disposição.
A tecnologia está desempenhando um papel importante na redução do custo da educação. Ao organizar programas de treinamento e desenvolvimento que podem ser executados à distância, é possível promover uma economia considerável com deslocamento, locação de salas de aula e material didático impresso.
Os dispositivos digitais estão facilitando o acesso total à sala de aula em um ambiente online. Quer estejam na escola, no ônibus ou em casa, os dispositivos conectados estão dando aos alunos acesso para concluir o trabalho no seu próprio ritmo (e em seus próprios horários) sem serem prejudicados pela restrição da necessidade de estar presente em uma sala de aula física.
A Edtech abre oportunidades para os educadores elaborarem planos de aprendizado personalizados para cada um de seus alunos. Essa abordagem visa personalizar o aprendizado com base nos pontos fortes, habilidades e interesses de um aluno.
Dentro de uma organização, o gestor pode definir quais são os cursos realmente importantes para cada um dos profissionais. Com isso, é possível estimular o desenvolvimento das habilidades e aptidões desejadas para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Você já participou de uma capacitação de várias horas que se tornou entediante e você perdeu completamente a atenção? Com tantos estímulos externos, captar a atenção dos alunos pode se tornar um desafio. Porém, a solução para isso pode estar na tecnologia.
A experiência do aluno se torna mais agradável com o uso de materiais gráficos, vídeos, áudios, estratégias de gamificação, entre outros recursos. Essa é uma ótima forma de manter o interesse das pessoas ao longo de toda a capacitação e garantir que as informações sejam realmente assimiladas.
Uma plataforma LMS é um ótimo exemplo de Edtech que contribui para revolucionar a transmissão de conhecimento. Trata-se de um sistema que presta suporte ao processo de aprendizagem. O principal propósito dessa solução é rastrear, hospedar e gerir treinamentos de pessoas.
Veja quais são os principais recursos que você pode encontrar em uma plataforma LMS:
Treinamento de novos funcionários;
Fornecimento de informações estratégicas a serem acessadas sempre que necessário;
Monitoramento dos resultados do treinamento;
Controle da adesão dos funcionários;
Alinhamento de funcionários com metas organizacionais;
Transmissão da cultura corporativa;
Garantia de profissionais atualizados;
Registro da participação dos funcionários;
Facilidade na atualização de conteúdos;
Aumento do engajamento dos funcionários;
Possibilidade de descentralização da gestão de conteúdos e pessoas;
Lançamento de novos produtos.
Você já conhecia o conceito de Edtech? Quer entender melhor como uma plataforma LMS pode ajudá-lo? Então conheça a APECATUS.