fbpx
desenvolvimento de pessoas na industria 4.0

Nos últimos 400 anos, experimentamos uma sucessão de revoluções industriais que mudaram significativamente o nosso mundo. E a Indústria 4.0 surge como um reflexo da 4ª Revolução Industrial e Digital para promover novas mudanças.

A primeira revolução foi a mecanização a vapor em 1784, seguida da segunda, com a eletricidade, permitindo a produção em massa a partir de 1890. A 3ª foi a revolução de TI e eletrônica iniciada em 1969, que ganhou força e evoluiu para a tecnologia digital além dos anos 80.

Já a 4ª Revolução Industrial Digital traz mudanças drásticas com a inteligência artificial (IA), a biotecnologia e a Internet das Coisas (IoT). Mas as mudanças tecnológicas sempre causaram mudanças nos sistemas mais amplos: sociedade e profissões em geral. Por isso é fundamental entender o impacto que a Indústria 4.0 causa nas pessoas de uma organização.

Neste artigo entenderemos melhor qual é relação entre o desenvolvimento de pessoas e a Indústria 4.0. Acompanhe.

O que é a Indústria 4.0?

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, como é comumente conhecida, representa a combinação de sistemas ciberfísicos e Internet das Coisas. Em suma, é a ideia de fábricas inteligentes nas quais as máquinas possuem conectividade com a internet e podem ser integradas a um sistema que pode visualizar toda a cadeia de produção e tomar decisões por conta própria.

Nesta quarta revolução, uma série de novas tecnologias evoluirá, combinando os mundos físico, digital e biológico. Essas novas tecnologias terão impacto em todas as disciplinas, economias e indústrias.

A inovação tecnológica já promove mudanças importantes em toda a economia global, gerando grandes benefícios e desafios, em igual medida. Para prosperar nesse ambiente, é preciso se atualizar às novas tendências. E o desenvolvimento das pessoas exerce um papel fundamental nesse processo.

O impacto da indústria 4.0 sobre as pessoas

Sem dúvida, muito do significado da Indústria 4.0 está no seu impacto sobre as pessoas. Para começar, um número crescente de trabalhadores está descobrindo que seus conhecimentos, habilidades e outras capacidades não são mais necessários. Enquanto isso, os profissionais com as competências desejadas são disputados no mercado.

No ambiente corporativo, a automação e outras tecnologias em evolução estão mudando as necessidades das organizações. Para começar, os proprietários e gestores de empresas precisarão reavaliar sua estrutura e redefinir as tarefas que exigem o envolvimento humano. Como resultado, podem ocorrer mudanças drásticas nos processos de contratação e capacitação de pessoas, bem como nos processos de trabalho.

A indústria 4.0 também afeta os profissionais de RH. É preciso trabalhar com visão estratégica em integração com o restante da organização para ajudá-los a identificar suas necessidades de pessoal e, em seguida, contratar e capacitar as pessoas necessárias, desenvolvendo gestores com a capacidade de fazer o diagnóstico constante de suas equipes e demandas.

O desafio é significativo. Os líderes de RH precisarão identificar as novas habilidades e capacidades que serão realisticamente necessárias no futuro. Os funcionários atuais dispostos e aptos a serem qualificados e treinados novamente precisarão ser identificados. Novos talentos precisarão ser atraídos, retidos e integrados ao negócio. Novas formas de trabalho precisarão ser desenvolvidas e formalizadas. E, isso deve acontecer sem que se pare a empresa em seus processos básicos.

Nessa perspectiva, embora a alta gerência certamente tenha entendido o significado da Indústria 4.0, muitos dos funcionários da empresa ainda não estão cientes dessa nova realidade. Melhor comunicação, educação e treinamento serão necessários. O que é certo é que a Indústria 4.0 pode ser um potencial diferencial competitivo, apoiando sua empresa como um lugar moderno para se trabalhar para atrair e reter talentos.

A importância do desenvolvimento de pessoas na Indústria 4.0

Na Indústria 4.0, será cada vez mais importante procurar, qualificar e motivar as pessoas internamente. A função estratégica da área de pessoas deve apoiar os gestores para que identifiquem os talentos adequados e os desenvolvam da melhor maneira possível.

O mundo dos negócios está mudando rápida e profundamente. As empresas estão enfrentando grandes desafios. As pessoas estão discutindo o futuro dos conceitos de produção, vendas e serviços – bem como as estruturas de TI necessárias para realizá-los. No entanto, concentrar-se em questões técnicas e organizacionais ameaça mudar o foco de outro fator-chave de sucesso: as pessoas.

Qualquer empresa que tente aplicar novas tecnologias para se adaptar à Indústria 4.0 sem se preocupar com a capacitação das pessoas enfrentará muitas dificuldades. Os profissionais que prestam serviços diariamente para a organização continuam sendo fundamentais e somente estarão aptos a enfrentar o novo se mudarem sua forma de ver o mundo e sua inserção profissional.

Portanto, não estamos falando sobre uma substituição de pessoas por máquinas – mas sim de uma adaptação das competências e habilidades desses profissionais. E isso requer o desenvolvimento constante das pessoas e a mudança de cultura da organização.

As novas tecnologias permitem uma análise dos pontos fortes e fracos de um funcionário, bem como a experiência e o potencial. Com base nessas informações, é possível que seja feito um planejamento da sua carreira diretamente com seu supervisor. Qualquer treinamento adicional que possa ser necessário pode ser acionado automaticamente.

Além disso, as tecnologias modernas permitem que os funcionários estudem com dispositivos móveis quando e onde quiserem. Assim, as pessoas podem aprender novos conhecimentos e habilidades sem a necessidade de estar presente em uma sala de aula em um determinado momento.

Você já conhecia a importância do desenvolvimento de pessoas na Indústria 4.0? A APECATUS possui uma plataforma digital de educação corporativa que facilita o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem contínua. Conheça as funcionalidades em nossa página!