fbpx
treinar os profissionais do chão de fábrica

Treinar os profissionais do chão de fábrica vem sendo um desafio constante para os gestores ao longo dos últimos anos. Porém, todo o movimento de transformação digital e migração para a Indústria 4.0 colocam em evidência a necessidade de treinar as pessoas para uma nova realidade.

Segundo dados levantados pela Deloitte, podem existir 2,4 milhões de empregos vagos na indústria de transformação nos Estados Unidos em 2028. Além disso, a falta de talentos qualificados pode fazer com que os EUA percam US $ 454 bilhões de PIB anual até 2028.

Esses reflexos na economia americana são apenas um indicativo sobre a importância crescente de treinar os profissionais do chão de fábrica. Afinal, estamos passando por um momento de transformação em que a tecnologia exerce um papel cada vez mais importante – e novas habilidades e competências são exigidas dos profissionais.

Para fechar a lacuna nas habilidades da indústria e preencher as vagas em aberto, os empregadores devem aprimorar a equipe atual e equipar as novas contratações com as competências necessárias. De acordo com a Deloitte, essas são as principais habilidades que devem ser desenvolvidas nos funcionários da manufatura:

  • Programação para robótica e Inteligência Artificial
  • Domínio sobre novas ferramentas e técnicas
  • Pensamento crítico
  • Habilidades digitais
  • Competências informáticas e tecnológicas

Essa não é, de maneira alguma, uma lista exaustiva de habilidades em que muitos trabalhadores de manufatura são deficientes. Somente avaliando a lacuna de habilidades em sua empresa você pode determinar em quais competências treinar os profissionais atuais e futuros.

Mas, afinal, como treinar os profissionais do chão de fábrica de forma eficiente?

E-learning: a solução para treinar os profissionais do chão de fábrica

treinar os profissionais do chão de fábrica

O desafio de treinar os profissionais do chão de fábrica geralmente vem acompanhado de um dilema: é fundamental desenvolver novas habilidades, mas interromper a produção para treinamentos extensos traz prejuízos para a organização.

Porém, a tecnologia surge para colocar um fim nesse problema. Ao utilizar soluções digitais que facilitam o treinamento, os profissionais têm acesso a programas de treinamento robustos sem a necessidade de abandonar por muito tempo seus postos de trabalho.

O e-learning não apenas fornece uma alternativa mais econômica ao treinamento em sala de aula devido aos custos reduzidos de viagens e de treinamento, como também é muito mais flexível – permitindo estudar fora do horário de trabalho e atualizações regulares do conteúdo do curso com base em novos sistemas, habilidades ou legislação.

Como uma plataforma LMS contribui com o treinamento na indústria?

Para colocar em prática o e-learning e treinar os profissionais do chão de fábrica, é preciso ter em mãos a ferramenta certa: uma plataforma LMS. Trata-se de um software de gerenciamento de aprendizado que permite a entrega de um treinamento efetivo em formato online.

Veja como uma plataforma LMS vai ajudá-lo a treinar os profissionais do chão de fábrica:

Treine para seus padrões

Uma plataforma LMS possui a flexibilidade que você precisa para entregar programas de treinamento que seguem os padrões desejados pela sua empresa. Dessa forma, você garante que os trabalhadores estejam sempre desenvolvendo as habilidades e competências necessárias.

Teste de competência

Você pode incorporar testes para verificar se o treinamento foi compreendido pelos profissionais do chão de fábrica. Os formulários digitais incorporados nos procedimentos permitem que os gerentes observem e avaliem o desempenho de toda a força de trabalho.

Escala em toda a empresa

Com uma plataforma LMS, você pode implementar rapidamente programas de treinamento em toda a sua força de trabalho – mesmo que estejamos falando sobre centenas de profissionais espalhados em diversas unidades. Afinal, todo o conteúdo pode ser acessado de forma remota e é disponibilizado de forma personalizada conforme as necessidades individuais dos profissionais.

Acompanhe as habilidades da força de trabalho

Uma plataforma LMS permite que você obtenha visibilidade instantânea do conjunto de habilidades atual de sua força de trabalho. Assim, você pode resolver rapidamente lacunas de habilidades, validar qualificações e acompanhar o progresso do treinamento dos trabalhadores.

Automatização de atribuições

Um profissional pode ter a necessidade de desenvolver habilidades digitais, enquanto outro pode necessitar de um treinamento específico para desenvolvimento de liderança. Ao gerenciar os treinamentos em uma plataforma LMS, você pode simplificar a atribuição de treinamentos personalizados – apoiando o desenvolvimento em longo prazo de sua força de trabalho, do nível básico ao especialista.

Transferência de know-how especializado

Incorpore vídeos ou imagens detalhadas criados pelos profissionais mais capacitados. Dessa forma, você pode transferir o know-how de seus talentos para o restante da força de trabalho com muita praticidade – sem tirá-los do posto de trabalho.

 

Você gostou das dicas para treinar os profissionais do chão de fábrica? Quer levar os benefícios de uma plataforma LMS para a sua organização? Então entre em contato com a equipe da APECATUS.