fbpx

Quando feito adequadamente, um treinamento pode tornar os trabalhadores mais eficientes – aumentando sua produtividade, ao mesmo tempo em que diminui custos, desperdícios e ineficiências. Porém, organizar um programa de treinamento eficiente é um desafio para muitos gestores.

A grande preocupação neste momento é otimizar o uso de recursos. O objetivo é investir em capacitações que realmente gerem valor para as pessoas da organização. Por isso, alguns dos problemas comuns na organização de programas de treinamento incluem capacitações que não estão alinhadas com as metas do negócio, não conseguem transmitir as informações importantes ou não geram satisfação para os funcionários.

Então, como organizar um programa de treinamento eficiente? Preparamos um passo a passo que vai ajudá-lo a obter os melhores resultados com o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

5 passos para organizar um programa de treinamento eficiente

1. Avalie as necessidades de treinamento (LNT – Levantamento de Necessidades de Treinamento)

Você identificou que os vendedores enfrentam dificuldades para bater as metas de venda? Os funcionários que trabalham na produção poderiam ter um desempenho melhor se trabalhassem de forma organizada? Ou então é necessário transmitir as informações sobre um novo produto que será lançado?

Todas essas são questões que tornam evidente a necessidade de um treinamento para as pessoas que trabalham na organização. Esse é o ponto inicial para organizar um programa de treinamento.

2. Defina o objetivo e o público-alvo do treinamento

Você tem uma necessidade e quer que o programa de treinamento resolva isso. Pode ser o treinamento dos profissionais do setor contábil para usar uma nova solução para emissão de notas fiscais ou instruções para modificar o fluxo de processos na linha de produção. Qualquer que seja o caso, você quer que os funcionários entendam as informações e apliquem na prática, certo?

Por isso, você deve começar a organizar um programa de treinamento com a avaliação das necessidades que você deve suprir. Essa necessidade pode ser pontual (como o treinamento dos vendedores sobre um novo produto) ou então uma necessidade que se estende ao longo do tempo (como um programa de treinamento com diversos módulos para os profissionais do RH).

Para que isso fique claro, você pode definir objetivos que cumprem os seguintes requisitos:

  • O objetivo é claro e faz sentido para todos os envolvidos;

  • O objetivo é realizável;

  • O objetivo é relevante para as atividades da empresa;

  • É possível mensurar o cumprimento do objetivo;

  • O público-alvo está claro e alinhado com o objetivo do curso;

  • O tempo está dimensionado para atender ao objetivo.

3. Crie um planejamento para o programa de treinamento

Tenha um roteiro de seus planos pronto antes de colocar o programa de treinamento em ação. Um plano completo que inclui métodos de aprendizagem e instrução, conteúdos, fluxo de conteúdos e outros aspectos.

Para isso, você pode seguir essas recomendações:

  • Elabore seu planejamento tendo em mente as necessidades de seus funcionários;

  • Sempre crie conteúdo em torno de seu objetivo de treinamento;

  • Apresente quantas sessões práticas forem possíveis no programa;

  • Dimensione o tempo de cada tema do treinamento;
  • Crie um programa interativo – introduzindo sessões de perguntas e respostas ou sistemas de avaliação;

  • Quebre as lições em módulos menores para facilitar o entendimento (microlearning);

  • Assegure que existe uma coerência e sequência entre todos os módulos do treinamento, respeitando pré-requisitos;

  • Use vocabulário adequado ao seu público.

4. Explore a tecnologia para colocar o programa de treinamento em prática

Depois de estruturar o seu programa de treinamento, é preciso colocá-lo em prática, certo? Até alguns anos atrás, seria necessário encontrar uma sala que comportasse dezenas de profissionais e dedicar um grande período de tempo para a realização da capacitação. Porém, hoje em dia esse processo é mais fácil por conta da tecnologia.

Em vez de tentar alinhar a agenda de vários profissionais e tirá-los dos seus postos de trabalho, você pode usar uma plataforma digital de educação corporativa para realizar o treinamento.

Essa plataforma digital reúne todas as funcionalidades que você necessita para organizar um programa de treinamento eficiente. Você pode criar lições em formato digital, organizá-las em cursos, inscrever os profissionais certos nesses cursos e monitorar a realização e o desempenho.

Quer entender melhor como funciona uma plataforma digital de educação corporativa?

5. Avalie seu programa de treinamento

Ainda no momento de organizar um programa de treinamento você deve planejar as melhores formas de avaliar a eficácia do programa e o grau de sucesso alcançado. O feedback deve ser obtido de todas as partes interessadas para analisar os resultados conquistados.

A análise desse feedback permitirá que a organização identifique quaisquer deficiências no programa. Neste ponto, o programa de treinamento pode ser revisado se os objetivos ou expectativas não estiverem sendo cumpridos.

Você gostou das dicas para organizar um programa de treinamento eficiente? A APECATUS é uma plataforma digital de educação corporativa que pode ajudá-lo a desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua na sua empresa. Conheça todas as funcionalidades da solução em nossa página.