fbpx

Mudança de mindset: o trabalho e o aprendizado online se tornarão habituais?

aprendizado online

Nos últimos anos vem ocorrendo uma popularização do trabalho e do aprendizado online. Organizações empresariais e instituições de ensino exploram a tecnologia para facilitar a execução das atividades – garantindo a conexão por meio da internet.

Porém, mesmo com o fácil acesso às tecnologias necessárias, a execução de atividades de forma remota ainda está longe de ser considerada normal. E isso se deve à falta de percepção sobre os inúmeros benefícios de entrar de vez no mundo digital.

Atualmente o mundo está vivendo um momento delicado por conta do novo Coronavírus. Com a restrição nos contatos pessoais e recomendações de isolamento social, a solução encontrada pelas organizações é migrar as atividades para o meio digital, mesmo que na sua cultura essa prática ainda não seja confortável.

Apesar de ter iniciado em caráter de necessidade, o uso da tecnologia para trabalho e aprendizado online está se mostrando muito produtivo. Com isso, espera-se que ocorra uma mudança de mindset – com a incorporação das soluções digitais mesmo após superada a pandemia do Coronavírus.

Quer entender por que razões o trabalho e o aprendizado online se tornarão cada vez mais habituais? Então confira logo a seguir.

A necessidade do trabalho remoto

O trabalho remoto está sendo considerado por um grupo cada vez maior de pessoas. Com a possibilidade de acesso à internet por meio de qualquer dispositivo móvel e o surgimento de soluções que facilitam a colaboração, nunca foi tão viável operar com equipes distantes fisicamente.

O cenário imposto pelo Coronavírus vem mostrando que o trabalho remoto pode ser vantajoso tanto para os indivíduos quanto para as organizações. É claro que é necessário um período de adaptação para incorporação de uma nova dinâmica de processos, mas é inegável que muitas das atividades de uma organização podem funcionar com eficiência quando o mindset está alinhado.

O crescimento do aprendizado online

aprendizado online

O aprendizado online vem em um movimento crescente ao longo dos últimos anos. Universidades oferecem graduações por EAD, vários sites promovem cursos online, escolas complementam as lições com materiais online e as empresas começam a migrar seus programas de treinamento para plataformas digitais.

Porém, todo o contexto criado pelo Coronavírus colocou o aprendizado online em evidência. O fechamento repentino de campus universitários na China e em outros países exigiu a entrega virtual de um grande número de cursos. E, embora tenha havido problemas inevitáveis pela necessidade de improviso, já é possível nos perguntarmos se o futuro pode ter se tornado o presente e mais, urgente! Nossas escolas ficarão paradas por 2 meses pelo menos, o que farão com as crianças?

Uma grande parte do aprendizado em nossas vidas diárias é a necessidade de prática constante. Mas como não podemos mais sair para aulas, oficinas ou eventos sociais para aprender, também precisamos aprender a buscar o conhecimento remotamente e individualmente.

Muitas universidades e instituições educacionais de renome já abriram salas de aula virtuais para continuar oferecendo instruções e manter interações entre professores e alunos. Embora implantar isso tenha sido um grande desafio inicial, trata-se de um esforço necessário na situação atual.

Mas se é possível promover o aprendizado online com facilidade e eficiência, por que não continuar utilizando a tecnologia para impulsionar a educação mesmo após as complicações do Coronavírus serem superadas?

A tecnologia está disponível!

A rápida adaptação para o trabalho em home office e o aprendizado online somente foi possível porque a tecnologia necessária já está facilmente acessível para todos. Muito antes do Coronavírus algumas organizações já iniciavam a migração dos seus processos para o formato digital.

Ou seja, a necessidade das atividades remotas foi o “empurrão” que muitos gestores precisavam para incorporar esses processos. Funções como chamadas por vídeo, compartilhamento de telas, armazenamento de documentos na nuvem e apresentações digitais permitem a superação da falta de interação cara a cara. Além disso, essas tecnologias ressaltam a flexibilidade nos horários de trabalho diários das pessoas – permitindo que as tarefas de trabalho e o aprendizado sejam conduzidos de forma personalizada para maximizar a eficiência.

Entrando especificamente no aprendizado online, você pode explorar plataformas digitais de educação corporativa que reúnem todas as funcionalidades para organizar aulas que podem ser acessadas por meio de qualquer dispositivo móvel – como a APECATUS.

Quer descobrir como viabilizar o aprendizado online na sua empresa? Então entre em contato com a equipe da APECATUS!