fbpx

O cenário atual e as transformações digitais que ocorreram nos últimos anos mudaram nossa forma de trabalhar, estudar e interagir. Junto disso, vieram novas possibilidades de aprendizagem e tendências da educação corporativa para 2022.

A educação corporativa está em constante evolução. E com o alto número de adeptos aos dispositivos móveis, surgem novos formatos de acesso à educação que poderão facilitar e aumentar ainda mais o envolvimento dos colaboradores com o seu próprio desenvolvimento.

A aprendizagem móvel já é uma realidade, visto que o número de usuários móveis não para de crescer: em 2020, a quantidade foi de mais de 6,95 bilhões de usuários. E segundo uma pesquisa da Statista feita no mesmo ano, o número deve chegar a 7,1 bilhões até o fim de 2021.

São muitos usuários, não é? E esta é uma oportunidade que as empresas não podem perder. O cenário pede mudanças e adequações. E se você pretende melhorar os resultados dos seus treinamentos empresariais, precisa estar por dentro das tendências do segmento.

Continue lendo para conhecer essas novas tendências da Educação Corporativa para 2022 e entender os benefícios que elas trarão. Vamos lá?

6 tendências da Educação Corporativa para 2022

Conforme falamos acima, quanto maior o número de usuários móveis, maior será o gosto pela aprendizagem móvel. Devido a isso, também avançam as tecnologias imersivas que pretendem tornar o aprendizado mais leve e cativante.

Essas características estão presentes nas tendências da Educação Corporativa para 2022. Confira:

1. Aprendizagem móvel 

Tablets e smartphones serão utilizados como utensílio de estudo. Aplicativos específicos serão criados para o uso de um grande número de pessoas, aproveitando o fato de que a grande maioria já acessa tudo pelo celular. 

Essa facilidade de acesso garante a adesão de ainda mais pessoas aos treinamentos e estudos. E o melhor: possibilita que o aluno consuma o conteúdo de onde e quando quiser, com o benefício de permitir que os instrutores monitorem seu desempenho de perto. 

Essa acessibilidade e flexibilidade da aprendizagem móvel serão uma das principais tendências de e-learning em 2022. 

Prepare-se para ver as tecnologias móveis se misturando com tecnologias imersivas para oferecer materiais de aprendizagem muito mais efetivos.

2. Micro aprendizagem 

Vamos encarar a realidade: é pouco o tempo que um funcionário possui, em uma semana de 40 horas, para se dedicar aos estudos e ao crescimento profissional e pessoal. Por isso, formatos modulares e de curta duração são muito bem-vindos. 

O método de micro aprendizado utiliza conteúdos pequenos em formatos diferentes para facilitar a absorção rápida de conhecimento, como por exemplo podcasts, apresentações em power point, vídeos e demais formatos rápidos de consumo.

O objetivo aqui é sustentar e dar continuidade ao aprendizado através da captação do interesse do aluno. Quando o texto é fácil de consumir, desistir do estudo não é uma opção que surge com facilidade – o que ajuda a dar constância no estudo.

O micro aprendizado é uma ótima opção para treinamentos corporativos, pois permite que as empresas concedam conhecimento imparcial e personalizado para as diferentes necessidades dos colaboradores. 

3. Gamificação

Aprendizagem a partir de jogos. É isso mesmo! Gamificação ou gamification, como também é chamado, é um método que utiliza elementos de jogos para criar um processo de aprendizado mais dinâmico e acessível. 

Quando um conteúdo é agradável, gera mais interesse e interação no treinamento, fazendo as pessoas atingirem seu objetivo com mais facilidade. A dinâmica do jogo proporciona isso e ainda facilita o momento de medir a eficiência através de indicadores. 

Além disso, a gamificação pode ser um método complementar a outros métodos já utilizados pela sua empresa. Os resultados serão ainda melhores e os colaboradores se sentirão motivados.

4. Aprendizagem social virtual

A aprendizagem social é a interação entre tutor e aluno. No ambiente de trabalho, essa interação pode acontecer de vários modos para disseminar conhecimento: colaboração entre colegas, bate-papos sobre determinados assuntos, fóruns e círculos de aprendizado.

Nesse caso, tutor e alunos estão sempre em contato para ampliar e atualizar os estudos. E como essa é uma forma orgânica de aprender, também é econômico para a empresa. 

A aprendizagem social também é vista como mais acessível, eficiente, aberta e ideal para ambientes modernos que utilizam plataformas sociais e ferramentas de comunicação bem desenvolvidas.

5. Personalização do ensino

Cada pessoa possui características individuais de aprendizado. Personalizar o ensino, portanto, é utilizar estratégias educacionais que consideram essas características na hora de fornecer conhecimento.

Isso faz com que o conteúdo seja totalmente aproveitado pelo estudante, uma vez que suas capacidades foram levadas em conta. 

A tecnologia é o que permite que essa personalização seja feita, de forma que gere conteúdos e temas novos, escolhidos conforme as áreas de interesse de cada colaborador.  

Dessa forma, facilita que o instrutor encontre as dificuldades de cada estudante e que possa, então, corrigir e ajustar o conteúdo para obter cada vez mais sucesso. 

6. Aprendizagem híbrida

A necessidade por distanciamento social nos últimos dois anos trouxe novas alternativas de aprendizagem online que se tornaram muito úteis para além desses momentos. 

O modelo híbrido permite que as pessoas escolham a forma que podem e preferem estudar: presencialmente, totalmente online ou misto. 

No entanto, as empresas terão que adaptar os espaços para poder ensinar remota e presencialmente, ao mesmo tempo. 

E mais importante ainda, preparar professores e instrutores para que eles consigam educar através do mundo digital, pois a ideia não é introduzir tecnologia na forma de lecionar, e sim fazer com que a comunidade se adapte a esse modelo mais acessível. 

O que esperar da nova educação corporativa?

O formato de ensino que conhecemos e utilizamos até hoje é o mesmo há muito tempo. Novos formatos que trazem mais acessibilidade e praticidade para compartilhar algo tão importante como o conhecimento irão transformar nossa relação com o aprendizado.

O que nos espera é um futuro mais empolgante com conteúdos mais atrativos e personalizados. As empresas contarão com funcionários motivados e melhor desenvolvidos, com sede de crescimento profissional e inovação. A tecnologia existe para tornar todas essas experiências muito mais proveitosas.

Se você gostou do conteúdo e do assunto abordado, também vai curtir nosso trabalho! Conheça a plataforma APECATUS e saiba como podemos tornar seus treinamentos mais efetivos através da tecnologia.